Estudos Técnicos e Científicos
Informação sobre os principais tipos de estudos técnicos e científicos que os associados podem solicitar à TRANSTEC.
A TRANSTEC tem ligações privilegiadas com o IPB e o NERBA, pelo que pode realizar estudos especializados ajustados às necessidades dos seus associados, recorrendo às infraestruturas e recursos do IPB ou estruturas do NERBA. Os estudos requeridos por intermédio da TRANSTEC têm descontos significativos para os associados.
Áreas de Tecnologia e Gestão:
Diversificação e eficiência energética
Engenharia electrotécnica, automação e controlo
Sistemas energéticos e novas formas de energia
Ciências empresariais
Engenharia mecânica
Tecnologia de informação e telecomunicações
Engenharia química
Construção civil.
Áreas de Comunicação, Administração e Turismo:
Os estudos nestas áreas podem ser encaminhados para a EsACT. A EsACT compreende, de entre o potencial técnico e científico, as áreas de Comunicação, no sentido de utilização das mais recentes tecnologias, Administração, com particular incidência no poder local e regional, e Turismo, na sua expressão patrimonial e de organização.
Área da Saúde:
Os estudos nesta área poderão ser encaminhados para a ESSa. Projetos e estudos no âmbito das Empresas similares aos exemplos abaixo apresentados poderão ser solicitados através da TRANSTEC:
– Projecto Saúde Escolar: comportamentos de saúde, factores de protecção. É um projecto da responsabilidade da ESSa em colaboração com a rede escolar do concelho, cuidados de saúde Primários – ULS. Este projecto tem como objectivo avaliar os comportamentos de saúde e factores de protecção na população de estudantes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos no concelho de Bragança. Será feito o diagnóstico de saúde tendo em conta as atitudes e os comportamentos desta população em relação aos determinantes de saúde (ESSa). De acordo com os problemas identificados será feita intervenção específica para cada grupo e encaminhamento (ESSa, Rede escolar e Cuidados de saúde Primários – ULS). O objectivo principal é fornecer dados sobre comportamentos de saúde e factores de protecção entre os estudantes.
– Projeto Criação de uma rede de apoio a Idosos não institucionalizados
Um projecto da responsabilidade da ESSa em colaboração com os cuidados de saúde primários – ULS, cuidados continuados, instituições de apoio ao idoso, bombeiros e PSP. Será efectuada a identificação e monitorização dos idosos e seus cuidadores, com respectivo diagnóstico de saúde (Escola Superior de Saúde). De acordo com os problemas identificados será feita intervenção e encaminhamento, tendo em conta as diversas áreas de actuação (Escola Superior de Saúde, Cuidados de Saúde Primários – ULS, cuidados continuados e instituições de idosos). Será criada uma linha telefónica de apoio permanente, ligada aos bombeiros em colaboração com a PSP. Será criado um grupo de voluntários.
– Avaliação da satisfação dos utentes (Instituições de Saúde e Instituições de solidariedade);
– Avaliação da Satisfação profissional (Instituições de Saúde e Instituições de solidariedade);
Área da Educação:
Os estudos nesta área podem ser encaminhados para a ESE e compreendem:
– Estudos no âmbito da sociologia da Empresa e psicologia organizacional;
– Estudos no âmbito da cidadania, igualdade de género e igualdade de oportunidades no seio empresarial;
– Estudos no âmbito da educação ambiental;
– Estudos no âmbito da integração das TIC nos centros de formação profissional e nas empresas;
– Estudos artísticos;
– Estudos linguísticos.
Área das Ciências Agrárias:
Os estudos nesta área podem ser encaminhados para a ESA e compreendem essencialmente:
– monitorização de habitats;
– elaboração de Plano de Ordenamento;
– Outros estudos especializados no âmbito das Ciências Agrárias.
Consultoria Especializada
Informação sobre os principais tipos de serviços de consultoria especializada que os associados podem solicitar à TRANSTEC.
A TRANSTEC tem ligações privilegiadas com o IPB e o NERBA, pelo que pode realizar consultoria especializada ajustada às necessidades dos seus associados, recorrendo às infraestruturas e recursos do IPB ou estruturas do NERBA. As atividades de consultoria especializada requeridas por intermédio da TRANSTEC têm descontos significativos para os associados.
Áreas de Tecnologia e Gestão:
Diversificação e eficiência energética
Engenharia electrotécnica, automação e controlo
Sistemas energéticos e novas formas de energia
Ciências empresariais
Engenharia mecânica
Tecnologia de informação e telecomunicações
Engenharia química
Construção civil.
Áreas de Comunicação, Administração e Turismo:
Consultoria especializada nas áreas fundamentais de Comunicação, Administração e Turismo da EsACT, acrescendo a área das redes de comunicação de dados e de sistemas de informação. Adicionalmente, o equipamento especializado de que dispõe permite colaborar em projectos diversos, incluíndo a realização de curtas-metragens, documentários, animação digital, jogos digitais, design de páginas de Internet, entre outros. Tradicionalmente, a colaboração de docentes da EsACT com organismos nacionais e internacionais tem, também, dotado a Escola de competências na área do direito, em particular, no direito do consumo.
Área da Saúde:
– Área da Reanimação: Suporte básico de vida e Suporte Avançado (Instituições de saúde, Instituições de educação, Instituições de solidariedade, Bombeiros, associados individuais);
– Análise forense – alimentos (Hipermercados, Restaurantes…);
– Consultoria do gabinete com consulta de apoio (Aconselhamento dietético e Orientação vocacional para associados individuais);
– Outros serviços de consultoria na área da saúde solicitados por empresas ou IPSS.
Área da Educação:
– Tradução e Revisão de Texto;
– Tradução e Localização de páginas web;
– TIC para apoio à formação nas empresas;
– TIC para apoio ao secretariado e assessoria administrativa;
– Criação de conceito e imagem empresarial;
– Design do produto.
Área das Ciências Agrárias:
– Análise de terras e de tecidos vegetais;
– Análises de águas;
– Análises de alimentos;
– Análises e diagnóstico sanitário em animais;
– Diagnóstico fitiátrico;
– Análises de vinhos.
Formação Especializada
Informação sobre os principais tipos de cursos, workshops ou oficinas de formação especializada que os associados podem solicitar à TRANSTEC.
A TRANSTEC tem ligações privilegiadas com o IPB e o NERBA, pelo que pode organizar formações especializadas ajustadas às necessidades dos seus associados, recorrendo às infraestruturas e recursos do Centro de Línguas da ESEB, Centro TIC da ESEB e outros centros de formação do IPB ou estruturas do NERBA. A formação solicitada através da TRANSTEC tem descontos significativos para os associados.
Áreas de Tecnologia e Gestão:
Ciências Empresariais;
Tecnologias;
Metodologias de Investigação;
entre outras formações especializadas das áreas da Engenharia e da Gestão.
Áreas de Comunicação, Administração e Turismo:
– Marketing de vinhos;
– Sistemas de informação;
– Sistemas operativos;
– Direito do trabalho;
– Direito do consumo;
– Comunicação.
Área da Saúde:
– Área da Reanimação: Suporte básico de vida e Suporte Avançado (Instituições de saúde, Instituições de educação, Instituições de solidariedade, Bombeiros, associados individuais);
– Outra formação na área da saúde após identificação e análise das necessidades das empresas ou IPSS associadas que requerem os serviços.
Área da Educação:
– Formação especializada no âmbito do Centro de Línguas da ESEB.
– Formação para obtenção do DCB (Diploma de Competências Básicas) em TIC.
– Outra formação especializada no âmbito do Centro TIC da ESEB.
Área das Ciências Agrárias:
– Formação especializada no âmbito da Agricultura e ambiente.
– Formação especializada no âmbito da segurança, higiene e saúde no local de trabalho;
– Outra formação especializada no âmbito das competências da ESA.
Projetos
Principais projetos dinamizados ou que contaram com a participação da TRANSTEC:
Prestação de serviços no âmbito do Projeto ACTION2 (Junho de 2013)
Fornecimento de serviços técnicos especializados de consultoria no âmbito da proposta inerente ao Procedimento n.º NERBA/01/2013 ACTION2 e Caderno de Encargos de Ajuste Direto para aquisição de serviços especializados, no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013 por projeto aprovado com o n.º 0490_ACTION_II_6_E e financiado pelo FEDER, com as especificações para a Constituição de uma rede de Cooperação Agro-Alimentar, através de uma equipa formada por um cluster manager e consultores.
Nesta perspetiva, estes serviços têm como intenção contribuir para a concretização dos objetivos do Projeto ACTION2 através da prestação de serviços de consultoria que decorrem da atividade 1. Constituição de uma rede de Cooperação, que compreende a identificação de um “Cluster Manager” na área da Indústria Agro-alimentar e no âmbito da tipologia de “Consultor Especializado em Cooperação Empresarial” definida na “Ação 1.1 – Definição e constituição da equipa do projeto” e na “Ação 1.3 – Definição e desenvolvimento dos planos estratégicos para a Cooperação Empresarial” da “Atividade 1 – Constituição de uma Rede de Cooperação”, bem como na “Ação 3.1 – Desenvolvimento dos planos estratégicos” da “Atividade 3 – Criação dos Círculos de Cooperação” da Memória Descritiva do projeto, definir uma equipa de consultores especializados.
Prestação de serviços no âmbito do Projeto BIOURB (Janeiro a Maio de 2013)
A TRANSTEC prestou serviços no âmbito do projeto Biourb promovido pela Câmara Municipal de Bragança, nomeadamente Execução e edição do “Manual para a conservação e reabilitação da diversidade Bioconstrutiva” e para o desenho e organização do curso sobre “diversidade bioconstrutiva e construção bioclimática”. Os serviços dividiram-se em duas partes:
Na primeira parte, o propósito foi estudar a conceção e edição do manual para a conservação e reabilitação da diversidade bioconstrutiva. O objeto final do contrato foi a redação, a maquetação e a edição de um manual onde estão presentes as técnicas tradicionais de construção e edificações vernáculas dentro do seu comportamento bioclimático, com análises, gráficos e outros elementos necessários para a sua explicação.
Na segunda parte, incluiu-se o desenho, organização e desenvolvimento de um curso sobre diversidade bioconstrutiva e construção bioclimática.
Manual Biourb PT (versão pdf)
Projeto de identificação de necessidades de formação e promoção de oferta formativa adequada (2009-2012)
Sendo objetivos da TRANSTEC a analise, com carácter de continuidade, das necessidades das empresas e outras organizações em termos de inovação e transferência de tecnologia com vista à sua competitividade na economia global; e dos requisitos de investigação e desenvolvimento tecnológico destinados a responder às necessidades detectadas e às solicitações das empresas e outras organizações. Face à presença do IPB em locais geograficamente dispersos da sede, nomeadamente no que concerne à fomentação de CETs, tornou-se necessário uma acção capaz de garantir o diagnóstico da realidade das zonas e definir estratégias de acção para o sucesso do funcionamento dessas formações. Por conseguinte, o protocolo resumiu-se à afetação de um elo técnico para: Ligação com as Câmaras Municipais onde os CET(s) funcionam; Auscultação das necessidades verificadas, no tecido empresarial, ao nível de quadros intermédios enquadráveis nos objectivos dos CET(s); Realização de acções de promoção e recrutamento de alunos na região de influência dos(s) CET(s); Apoio aos alunos e instituições acolhedoras de estágios no decurso destes; Apoio na criação de uma bolsa de entidades acolhedoras de estágios. Para tal, foi celebrado um protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança.
Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios (2009-2011)
Colaboração com a Comissão Distrital de Defesa da Floresta através de protocolo com o Governo Cívil de Bragança. O protocolo resumiu-se na afetação de um elo técnico (com formação técnica superior em Ciências Florestais) de apoio à Comissão Distrital da Defesa da Floresta e à elaboração do Plano Distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Projecto “Estudo experimental de copolimerizações radicalares não-lineares em reactor semi-fechado” (2005/2007)
A TRANSTEC apoiou este projeto de realização de um estudo experimental de polimerizações radicalares não lineares em reactor semi-fechado. Foram efectuadas experiências num reactor de bancada com 2 L de capacidade usando diferentes programas de adição de monómeros e outros reagentes. Através de um sistema de cromatografia de exclusão de tamanho com detecção de índice de refracção (SEC+IR), a funcionar em conjunto com um detector de dispersão da luz (MALLS), mediu-se experimentalmente a conversão, massas moleculares absolutas e raio de giração dos diferentes polímeros sintetizados. Este trabalho, terminado em Março de 2007, permitiu a obtenção de princípios gerais de optimização da estrutura dos polímeros obtidos.
Projeto PROOT (2005)
Este projeto teve por parte da TRANSTEC o apoio logístico, entre outros.
Projeto “Programa de Promoção de Trás-os-Montes e Alto Douro para Associação de Municípios para o Desenvolvimento de Trás-os-Montes e Alto Douro” (2003-2004)
O projeto pretendeu dar resposta ao concurso público lançado pela AMTAD – Associação dos Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro, referente à concretização da Acção 1 do Programa de Promoção de Trás-os-Montes e Alto Douro, designada “Reconhecimento dos Eventos, Estratégia e Organização do Programa”. O projeto teve os seguintes objectivos globais:
– Ter e apresentar, de forma visível e organizada na região e no país, um conjunto de eventos suficientemente fortes para atraírem gentes (em volume significativo) regularmente, ao longo do ano e de forma territorialmente repartida. Estes eventos incluem os existentes e aqueles que se podem vir a desenvolver na região, e abrangem aqueles que se inserem nos domínios da música, artes plásticas, dramáticas e performativas, económico, desportivo, recreativo, tradicional e religioso.
– Elaborar uma Agenda e um Programa de Promoção de Trás-os-Montes e Alto Douro interessante e equilibrado, temática, sazonal e territorialmente, que valorizando os eventos já existentes e os que se poderão vir a desenvolver, permita explorar e adaptar melhor o seu mercado de atracção inter-regional e nacional.
Projeto RIAT TeamNet (2003-2004)
O projeto RIAT TeamNet, promovido pela UERN – União das Associações Empresariais da Região Norte, visou a integração das PME na Era Digital. As RIAT constituem Redes de Informação e Assistência Técnica credenciadas no âmbito da Iniciativa PME Digital com o intuito de reforçar e solidificar as capacidades técnicas e tecnológicas das PME, apoiando e estimulando a sua inserção na economia electrónica e facilitando o acesso a Sistemas de Incentivos a desenvolver pelo Ministério da Economia. De salientar que a participação da TRANSTEC se traduziu na avaliação de duas empresas, de acordo com os objetivos do projeto.
Projeto ProcessInov (2004)
O projeto ProcessInov (Processos de Inovação) foi uma iniciativa da União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN), cuja execução se baseou em quatro acções principais:
1.Estudos de casos empresariais Nacionais
2.Identificação de boas práticas de aproximação universidade empresa
3.Promoção e divulgação
4.Acompanhamento e avaliação
Projeto E-RUS (2004)
O projeto E-RUS era integrado por 3 países e pretendia favorecer a aproximação dos cidadãos do meio rural e das zonas periféricas do Sudoeste Europeu às oportunidades das NTIC e desenvolver novos instrumentos de comunicação e desenvolvimento sustentável para aumentar a actividade económica. Para tal, realizaram-se estudos, campanhas de sensibilização, experiências piloto de administração, electrónica, e-formação, e-comercio, adaptação de instrumentos para viabilidade de projectos sustentáveis e seminários internacionais a diversos níveis.
Projeto RuralNET (1998-2004)
O RuralNet teve como principal objetivo constituir uma rede vocacionada para a comercialização eletrónica de produtos tradicionais da região de Trás-os-Montes e Alto Douro (Agroalimentar, Turismo e Artesanato), no contexto do mercado global, garantindo a rentabilidade da sua atividade pela partilha de recursos e pelo desenvolvimento de competências específicas, ao nível das funções de Marketing e Vendas.
Estágios profissionais
A TRANSTEC promove a ligação entre o ensino e as empresas e apoia os jovens quadros na sua inserção no mercado de trabalho. Outros estágios: |
Estágio Emprego – Técnico de informática (Simulador empresarial) Resumo: A TRANSTEC está a apoiar o desenvolvimento, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, de um Simulador Empresarial (SIMEMP) que permita, através de uma aplicação web, apoiar o ensino universitário e o ensino profissional nas áreas da Contabilidade e da Gestão. Esta aplicação permitirá aos alunos daquelas áreas do conhecimento efetuarem a gestão de uma empresa virtual e a realização de todos os procedimentos contabilísticos e de cumprimento de obrigações fiscais e parafiscais, como se de uma empresa real se tratasse. Estagiário: Ricardo Filipe Afonso Orfão | ![]() | Estágio Profissional – Técnico de Laboratório (Biotecnologia) Resumo: Numa primeira abordagem fez-se a análise molecular dos genes envolvidos na transcrição de proteínas virulentas do processo de infeção de Phytophthora cinnamomi a Castanea sativa por meio da caracterização bioinformática dos genes isolados depositados em Bases de Dados, amplificação e clonagem dos genes envolvidos em vetores de replicação e expressão. Mais tarde trabalhou-se na identificação de genes sub-regulados de P.cinnamomi através da técnica PCR em tempo real que permite a determinação da expressão de genes patogénicos durante as primeiras fases de interação infeciosa. Por fim, construiu-se com sucesso uma cassete de silenciamento para os genes de interesse baseado em sistemas de expressão hairpin-RNA. Esta construção permitirá futuras análises funcionais para determinar o funcionamento do processo de infeção e elucidar os mecanismos de condução molecular entre o patógeno e o hospedeiro durante sua interação. Estagiário: Rodrigo Arthur Costa |
![]() | ||
Estágio Profissional – Programador Web Resumo: O estágio realizou-se em contexto de trabalho na TRANSTEC e passou essencialmente por atividades de desenvolvimento de aplicações web (planeamento, desenvolvimento e exploração de aplicações e respetivas bases de dados), nomeadamente: Estagiário: Ricardo Jorge Marinho Cruz
| ![]() | Estágio Profissional – Técnico de Laboratório (Biotecnologia) Resumo:Acompanhamento de obras, orçamentação e outras atividades no âmbito da engenharia civil nos Serviços de Ação Social. Recolha e interpretação da legislação sobre empreitadas de obras públicas, organização de processos relativos á abertura de concursos, fiscalização e gestão de empreitadas, intervenção em reabilitação de edifícios. Estagiário: Joana Maria Rodrigues Gonçalves
|
![]() | ||
Estágio Profissional -Técnico de Laboratório- ESA Resumo: Manipulação e preservação de diferentes microorganismos em laboratório. Estabelecimento de crescimento em meios de indução. Obtenção de Cdna e visualização de primers. Análise de expressão genética no laboratório – ESA Estagiário: Ivone Maria Pereira Martins | ![]() | Estágio Profissional – Técnico de Laboratório- ESA Resumo: Manipulação e preservação em condições de assepsia diferentes microrganismos em laboratório. Estabelecer condições de crescimento em meios de indução com lípidos de T.harzionum. Extração de RNAs de diferentes amostras e tempos de crescimento. Obtenção de cDNA. Análise da expressão sénica da lipofe. Determinação de atividades enzimáticas. . Estagiário: Madalena Sofia Santos Vaz |
![]() | ||
Estágio Profissional –Técnico de Relações Internacionais Resumo: Apoiou os programas a decorrer no Gabinete de Relações Internacionais, elaborou pesquisas e recolheu informação sobre novos programas a decorrer. Organização e tratamento do arquivo e expediente. Organização e gestão dos alunos Erasmus Incoming. Elaboração de candidaturas . Estagiário: Sylwia Maria Solczak | ![]() | Estágio Profissional – Técnico de Design (ESTIG) Resumo: Criação de um guião, recolha de imagens e edição de vídeo. Modelação 3D do protótipo do veículo a apresentar a concurso. Criação de um vídeo e da identidade gráfica para promoção do protótipo junto da comunicação social. Criação de tutoriais sobre as aplicações informáticas do IPB. Estagiário: Soraia Ariana Pereira Maduro
|
![]() | ||
Estágio Profissional –Trabalho no Âmbito da Química/bioquímica – ESA Resumo: Execução de trabalhos no âmbito da Química/ Bioquímica da ESA. Gestão de stock de reagentes e materiais. Apoio a atividades de investigação integradas em projetos que decorreram no laboratório no âmbito Investigação da Montanha (CIMO). Estagiário: Cristiana Rafaela dos Santos Albuquerque Guimarães
| ![]() | Estágio Profissional –Técnico de Mecânica Resumo: Praticou e executou a programação de maquinagem em código ISO com recurso a simulação do mesmo. Conheceu o regulamento do laboratório ( LTM ) e zelou pelo seu cumprimento .Colaborou no desenvolvimento de planos de manutenção e de segurança no laboratório. Moldagem de geométrica de objetos com superfícies complexas. Estagiário: Jorge Manuel Meireles |
![]() | ||
Estágio Profissional – Designer Gráfico Resumo: Maquetização de alternativas adequadas aos requisitos. Finalização e transposição para suportes digitais analógicos. Colaboração transdisciplinar com as equipas de desenvolvimento e produção. Redesenho e beneficiação do interface humano de ferramentas WEB do IPB. Criação, desenvolvimento e produção de identidade visual para projetos de promoção e divulgação do IPB e suas unidades orgânicas em todos os seus suportes. Estagiário: Vânia Patrícia Martins Costa
| ![]() | Estágio Profissional –Trabalho no Âmbito da Química/bioquímica – ESA Resumo: Levantamento e identificação de espécies de Phytophthora associadas á “ doença “ da tinta do castanheiro. Micro propagação de Castines sativa in vitro. Análise da expressão homóloga e heteróloga de genes de Phytophthora cinamommi associadas á “doença” de tinta . Estagiário: Maria Fátima Tomé Martins |
![]() | ||
Estágio Profissional –Técnico de Projetos e Qualidade Resumo: Execução de trabalhos no âmbito de Projetos e Qualidade do IPB. Colaboração no cumprimento do plano de formação a desenvolver no IPB no âmbito da candidatura aprovada pelo POPH. Acompanhamento do processo de certificação da qualidade dos Serviços Centrais do IP. Estagiário: Juliana Filomena Silva Daniel | ![]() | Estágio Profissional –Técnico de Engenharia Civil Resumo: Serviços centrais do IPB. Recolha e interpretação da legislação sobre empreitadas de obras públicas. Organização de todo o processo relativo á abertura de concursos de fiscalização e gestão de empreitadas. Intervir em atos de reabilitação de edifícios. Estagiário: Leocádia Helena Patrício Cardoso |
![]() | ||
Estágio Profissional –Serviços Administrativos Resumo: Recolha de informações e procedimentos das ações do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida. Recolha de dados dos alunos de Incoming. Elaboração de candidaturas. Apoio no controlo e verificação dos documentos dos alunos de Erasmus Estagiário: Ana Rita Louro Cassis | ![]() | Estágio Profissional – Técnico de Laboratório Resumo: Manutenção do fungo Phytophthora cinnamomi, fez a caracterização bioinformática dos genes isolados pelo grupo de investigação. Estabeleceu as diferentes regiões dos genes (BioEdit,DNAstar e FastPCR). Apoiou as tarefas relacionadas com os projetos de investigação, efetuou o desenho de primers. Isto decorreu no laboratório da ESEB Estagiário: Isabel Sarmento |
![]() | ||
Estágio Profissional –Trabalhos no âmbito de Obras – SAS gabinete Resumo: Teve como função organizar processos e projetos. Recolha e interpretação da legislação sobre empreitadas de obras públicas. Intervenção em atos e reabilitação de edifícios. Fez o levantamento de toda a rede de incêndios da Escola Superior Agrária e também da Escola Superior Educação posteriormente fez elaboração de projeto. Estagiário: Bruno Alberto Geraldes Correia
| ![]() | Estágio Profissional – ESTIG – CRI (Centro de Recursos Informáticos) Resumo: Análise de requisitos de equipamentos e serviços, planeamento, implementação. Testes às firewalls. Configuração da máquina virtual Xen, instalação dos serviços dentro de máquinas virtuais. (LDAP, SAMBA).Monitorização de rede e serviços através da configuração do Nagios . Estagiário: Alberto José Alves Ferreira |
![]() | ||
Estágio Profissional – Trabalhos no âmbito de Projetos do Gabinete de Formação Contínua da ESE e do Gabinete da Qualidade do IPB Resumo: Pesquisa e recolha de informação útil para a elaboração de projetos; relações públicas; execução de tarefas administrativas, por exemplo a organização do arquivo e tratamento do expediente;apoio aos projetos do gabinete através de, por exemplo, contatos telefónicos, recolha de dados para posterior elaboração de mapas de execução física, elaboração de tabelas para seriação de candidatos para as ações de formação, organização dos dados de ações; tratamento informático dos dados relativos aos projetos do Gabinete diversos projetos. Estagiário: Fábia Patrícia Suzano da Silva Pinto
| ![]() | Estágio Profissional –Trabalhos no âmbito de Química Resumo: Apoiar o funcionamento do laboratório de Química Analítica (LQA). Apoiar a orientação de estágios no âmbito de protocolo com as escolas secundárias e profissionais que estavam a decorrer no (LQA) e também as atividades de divulgação do laboratório. Estudar sistemas de produção de microcápsulas baseadas em polímeros naturais com interesse para a indústria do calçado. Isto decorreu no laboratório da ESTIG. Estagiário: Isabel Patrícia Martins Fernandes |
![]() | ||
Estágio Profissional –Cie- Direct (IPB) Resumo: Apoio nas atividades diárias do instituto e também aos utentes. Receção e expedição de informação, catalogação bibliográfica, leitura e consulta específica sobre o QREN. Recolha de informação sobre o QREN e respetivos Programas Operacionais, no sentido de identificar e quantificar as dotações financeiras da: Politica Agrícola, Politica Ambiental e Politica de Investigação. Estagiário: Edite Manuela Santos Oliveira | ![]() | Estágio Profissional –Técnico de Informática (ESTIG) Associação Cultural e recreativa do Pessoal do IPB Resumo: Assessoria á direção da instituição na organização de eventos (contactos, elaboração de orçamentos, divulgação de nomes de imprensa, contactos com a imprensa, elaboração de material de divulgação).Apoio às atividades de expediente. Atualização da base de dados existente. Elaboração do diagnóstico de necessidades de formação. Concretização dos planos de formação e implementação dos mesmos. Atualização e manutenção das páginas WEB. Estagiário: Cristóvão Daniel Pera Machado |